domingo, 27 de julho de 2008

Há pessoas e pessoas. Há pessoas que têm um Valor Especial. Chamei-as há tempos de Seres Azuis, elevam-se acima das outras, por várias razões, mas acima de tudo pelo seu Humanismo, pelo facto de Olharem para o Outro, Olharem e Verem-no. Ando a pensar muito nestas questões, mas penso que isto é Fundamental, é o Cerne do Ser Humano, o Querer Ser Mais Em Si Sendo Mais no Outro, mas Respeitando-o na sua Originalidade, Singularidade, mas intervindo igualmente no Outro, no seu Processo de Transformação.

O Zé Manel é uma dessas pessoas e já me ensinou umas quantas coisas importantes. Ele está com um cancro nos pulmões e disse-me hoje “isto está mal”. Fiquei na merda. Não posso fazer nada a não ser ir falando com ele, ir lá a casa. Dar-lhe força. Um gajo destes estar mal não faz sentido. Tem uma filha novinha, 14 anos penso. Tem uma vida pela frente. Ele já não é novo mas podia muito bem viver mais uns anos e continuar a fazer as coisas fantásticas que fazia. Só de pensar que no 11º ano ele dizia que eu escrevia muito bem e eu não acreditava. Deixo aqui duas orações da minha avó para ele:

Virgem Mãe Senhora Nossa protegei-o e guardei-o como coisa própria vossa

Ó Clemente, Ó Piedosa, Ó Doce Virgem Maria afastai esse cancro maldoso do corpo e da vida do Zé Manel com os tratamentos pois ele merece esta segunda oportunidade, como sabes, pelo que ele fez toda a vida

Sem comentários: