domingo, 14 de dezembro de 2008


("Bloody Sunday", Derry, 30 de Janeiro de 1972)
-
Neste dia o 1° Batalhão do Regimento de Paraquedistas do exército britânico dissolveu uma manifestação pacífica a favor dos Direitos Civis e contra o governo da Irlanda do Norte. Vinte e seis pessoas foram feridas. Treze delas morreram naquele dia, sendo que seis eram menores. Uma outra faleceu meses depois, em consequência dos ferimentos que recebera. Todas estavam desarmadas e cinco delas foram alvejadas pelas costas.
Os manifestantes protestavam contra a política do governo irlandês de prender sumariamente pessoas suspeitas de actos terroristas. Essa política era dirigida contra o Exército Republicano Irlandês, o IRA, uma organização clandestina que lutava pela separação da Irlanda do Norte e posterior união com a República da Irlanda. Após o "Domingo Sangrento", o IRA ganhou um número enorme de jovens voluntários, acabando por fomentar um ciclo de 25 anos de violência, perpetuado por ambas as partes. Questões de índole religiosa, que na verdade estão intimamente relacionadas com a incapacidade das partes envolvidas em aceitar as suas diferenças e viver pacificamente com elas, fizeram com que estivessem sempre voltadas de costas uma para a outra. De um lado, uma fazia tudo para não abrir mão do "seu" território, enquanto a outra parte lutava por deixar de ser subordinada ao invasor. É importante relembrar que a Irlanda do Norte foi ocupada pelos britânicos no início do século XIX.
-
Actualmente nos cinemas:
-
Título: Fome
De: Steve McQueen
Sinopse: Prisão de Maze, Belfast, Irlanda do Norte, 1981. Bobby Sands é um activista do IRA que começa uma greve de fome contra o tratamento cruel que dão aos prisioneiros. Sands, que morreria pouco tempo depois, vítima de ataque cardíaco, tenta conseguir para os activistas do IRA o estatuto de presos políticos e acaba por se transformar num símbolo da luta armada do grupo.
-
Porque o terrorismo
de uma parte é normalmente alimentado pelo terrorismo da outra.
-
Processo de Paz na Irlanda do Norte:
-
Com o Acordo de Belfast em 1998, onde participaram todos os interessados, foi possível chegar-se a um acordo e convencer o IRA a entregar as armas.